TEXTOS, CRÔNICAS, REFLEXÕES

Detalhes que fazem diferença em um retinoseiro

6 Sep 2017

Quem tem retinose pigmentar sabe quantos "micos" acontecem em nosso dia a dia. Em algumas pessoas com retinose a visão pode piorar, em outros casos a visão pode estacionar, isto é muito relativo, depende de como cada um encara isto na realidade.

 

É claro que é uma condição difícil e o medo de perder totalmente a visão nos cerca sempre. Mas acho que cada um que tem retinose, deve ter alguns detalhes para conseguir levar a vida normalmente, apesar das limitações. Estes detalhes facilitam a vida e evitam transtornos no dia da dia do retinoseiro.

 

Por exemplo: conheço alguns amigos retinoseiros (e alguns com Síndrome de Usher como eu) que tem técnicas para evitar que se machuquem.  Uma delas me falou que para chegar em sua casa, ela sabe que tem um muro alto cheio de arbusto perto de sua casa. Ao descer do ponto de ônibus perto da casa dela, ela sabe deste muro, então ela se apóia na parede e a guia exatamente na sua casa. Uma técnica simples, mas que a ajuda guiar sem medo.

 

Outro me disse que gosta de separar as coisas do quarto dele e não tirar do lugar. Assim ele "decorou" onde está a cama, onde está a escrivaninha, etc... Mas é claro que se tirar alguma coisa do caminho ele vai "topar" nas coisas!

 

Uma amiga minha que tem retinose gosta de sair com amigos para comer fora e segundo ela, sempre pede refrigerantes ou cerveja de lata, porque evita de ser desastrada na mesa (quem nunca aqui derramou líquido na mesa com um copo?) mesmo que você esbarre na lata, o desastre é menor que um copo (que derrama tudo, segundo a lei de Murphy!)

 

 

Eu particularmente, quando vou a certos lugares que vou com frequência, quando tem escadas eu conto os degraus (sim eu conto!), assim evito cair ou tropeçar. Pode parecer uma mania, mas para a gente é uma das formas de evitar acidentes.  

 

Minhas outras técnicas: costumo colocar etiquetas, fitas crepes ou outra tipo de fita para não misturar as coisas e identificar mais rápido, como por exemplo, a minha mala de viagem eu coloquei no fecho do zíper um pedaço de esparadrapo (para mim, por ser branco é mais rápido para visualizar), e nunca confundi com os outras malas. Esta técnica eu também uso em frascos de remédios. Se você usa um remédio com frequência, coloque um adesivo ou fita crepe para identificar mais rápido, assim você não corre risco de tomar remédio errado. Esta técnica serve também para chaves no chaveiro, existem fitas isolantes coloridas, se você conseguir identificar as cores, melhor! Se não consegue identificar as cores, tente uma fita porosa, como esparadrapos, faça furos neles antes de colocar nas coisas e assim você consegue identificar.

 

Umas das coisas, que eu tenho quase que certeza que você retinoseiro já passou: quando te cumprimentam e você não enxergar que  deram a mão pra você... Devem pensar que você é mal educada(o)! Mas em algumas situações (eu disse algumas) eu logo dou um abraço para evitar que não vi a mão do outro! Isto pode funcionar ou não, depende muito da situação. Se você for candidato a um emprego, por favor não faça isto!

 

Acho que cada um dos retinoseiros deve ter algumas técnicas para o cotidiano. Pode parecer bobo a princípio, mas elas ajudam muito. Se você não tem, comece já! Não se sinta diferente por ser assim, e sim sinta-se protegido e com mais autonomia. Afinal, nós retinoseiros, somos todos humanos e merecemos levar a vida de boa!

Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Google+
Curtir
Please reload